quarta-feira, 1 de março de 2017

SUICÍDIO E AS CONSEQUÊNCIAS ALÉM-TÚMULO





Quais, em geral, com relação ao estado do Espírito, as consequências do suicídio?

Questão 957, de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Muito diversos são os efeitos do suicídio. Não há penas determinadas e, em todos os casos correspondem sempre às causas que o produziram. Há, porém, uma consequência que o suicida não pode escapar: é a do desapontamento. Mas, o destino não é a mesmo para todos; depende das circunstâncias. Alguns expiam a falta imediatamente, outros em nova existência, que será com mais agravamento em aflições do que aquela cujo curso foi interrompido pelo suicídio. 

Os efeitos do suicídio não são análogos. Alguns há, porém, comum a todos os casos de morte violenta e que são a consequência da interrupção brusca da vida. Há primeiramente a persistência mais prolongada e tenaz do laço que une o Espírito ao corpo, por estar quase sempre esse laço na plenitude da sua força no momento em que é partido, ao passo que, no caso de morte natural ele se enfraquece gradualmente e muitas vezes se desfaz antes que a vida se haja extinguido completamente. As consequências deste estado de coisas são o prolongamento da perturbação espiritual, seguindo-se à ilusão em que durante mais ou menos tempo, o Espírito se conserva de que ainda pertence ao plano dos encarnados na vida material.

A afinidade que permanece entre o Espírito e corpo carnal produz nalguns suicidas uma espécie de repercussão do estado físico do corpo carnal no Espírito que, assim involuntariamente, sente os efeitos da decomposição orgânica do seu corpo extinto donde lhe resulta uma sensação cheia de angústias e de horror, estado esse que também pode perdurar nos sentidos espirituais pelo tempo que devia durar a vida física que sofreu interrupção.

A religião, a moral, todas as filosofias condenam o suicídio como contrário às leis da Natureza.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito



Nenhum comentário:

Postar um comentário