terça-feira, 14 de março de 2017

NA VIDA ALÉM, PENAS E RECOMPENSAS





Como os maus Espíritos procedem para tentar outros Espíritos, não podendo jogar com as paixões?

Questão 972, de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: As paixões não existem materialmente, mas existem no pensamento dos Espíritos atrasados. Os maus dão elos a esses pensamentos, conduzindo suas vítimas aos lugares onde se lhe ofereça o espetáculo daquelas paixões e de tudo o que os possa excitar.

A) - De que servem essas paixões se já não têm objeto real?

Resp: Nisso precisamente é que lhes está o suplício: o avarento vê ouro que não é dado possuir; o devasso orgias em que não pode tomar parte; o orgulhoso honras que lhe causam inveja e de que não pode gozar.

Questão 973 – Quais os sofrimentos maiores a que os Espíritos maus se veem sujeitos?

Resp: Não há descrição possível das torturas morais que constituem a punição de certos crimes. Mesmo aquele que as sofre teria dificuldade em descrevê-las, e nem fazer delas uma ideia concreta. Indubitavelmente, porém, a mais horrível consiste em pensarem que estão condenados sem remissão. Na verdade, todos os quadros de sofrimentos  são transitórios, com o desabrochar do arrependimento, nasce a reabilitação, e no trabalhar da reabilitação, eleva-se a regeneração. 

Das penas e gozos da alma após a morte forma o homem ideia mais ou menos elevada, conforme o estado de sua inteligência. Quanto mais ele se desenvolver tanto mais essa ideia se apura e escoima da matéria, compreende as coisas de um ponto de vista mais racional, deixando de tomar ao pé da letra as imagens de uma linguagem figurada. Ensina-nos a razão que a alma é um ser todo espiritual... não se segue dai que esteja isenta de sofrimentos, e nem que evite o castigo de suas faltas, (vide questão 237 de "O Livro dos Espíritos"). Mas, em tese geral, pode-se afirmar: “cada um é punido por aquilo em que pecou”. Assim é que, uns são punidos pela visão incessante do mal que fizeram; outros pelo pesar; pelo temor; pela vergonha; pela dúvida; pelo insulamento; pelas trevas; pelas separação dos entes que lhes são caros.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário