quarta-feira, 9 de novembro de 2016

VERDADEIRA JUSTIÇA





   –  Da necessidade que o homem tem de viver em sociedade, nascem-lhe obrigações especiais?

Questão 877 de “O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Certo, e a primeira de todas é a de respeitar os direitos de seus semelhantes. Aquele que respeitar esses direitos procederá sempre com justiça.  Em vosso mundo, porque a maioria dos homens não pratica a lei de justiça, cada um usa de represálias. Essa a causa da perturbação e da confusão em que vivem as sociedades humanas. A vida social outorga direitos e impõe deveres recíprocos.
                                                                  
Questão 878 – Podendo o homem enganar-se quanto a extensão do seu direito, que é o que lhe fará conhecer o limite desse direito?

Resp: O limite do direito que com relação a si mesmo desejar, reconhecê-lo também ao seu semelhante em idênticas circunstâncias e reciprocamente.

A)        - Mas se cada um atribuir a si mesmo direitos iguais aos de seu semelhante, que virá a ser da subordinação aos superiores? Não será isso a anarquia de todos os poderes? 

Resp:  Os direitos naturais são iguais para todos os homens desde os de condição mais humilde até os de posição mais elevada. Aos olhos de Deus todos são seus filhos, e esses direitos são eternos. Demais, cada um sente bem a sua força ou a sua fraqueza, e saberá sempre ter um certa reverência para com os que o mereçam por suas virtudes e sabedoria. É importante acentuar isto, para que os que se julgam superiores conheçam seus deveres a fim de merecer essas deferências. A subordinação não se achará comprometida quando a autoridade for deferida à sabedora.

Questão 879Qual seria o caráter do homem que praticasse a justiça em toda a sua pureza?

Resp: O do verdadeiro justo, a exemplo de Jesus; porquanto, praticaria também o amor do próximo e a caridade, sem os quais não há verdadeira justiça.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito





Nenhum comentário:

Postar um comentário