domingo, 13 de novembro de 2016

ESMOLA






   – Que se deve pensar da esmola?

Questão 888 de “O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Condenando-se a pedir esmola, o homem se degrada física e moralmente, pois embrutece. Uma sociedade que se baseie na lei de Deus e na justiça deve prover à vida do fraco, sem que haja para ele humilhação. Deve assegurar a existência dos que não podem trabalhar, sem lhes deixar a vida à mercê do acaso e da boa-vontade de alguns.

A) – Dar-se-á que é reprovada a prática da esmola?

Resp:  Não; o que merece reprovação não é a esmola, mas a maneira pela qual habitualmente é dada. O homem de bem, que compreende a caridade de acordo com Jesus, vai ao encontro do desgraçado, sem esperar que este lhe estenda a mão. A verdadeira caridade é sempre bondosa e benévola, está tanto no ato, como na maneira que é praticada. Se for com altivez, pode ser que a necessidade obrigue quem o recebe a aceitar, mas o seu coração pouco se comoverá.

Lembrai-vos também de que aos olhos de Deus, ostentação tira o mérito ao benefício. Disse Jesus: “não saiba a tua mão esquerda, o que faz a tua direita”. Desta maneira ele ensinou a não tisnar a caridade com o orgulho. Deve-se distinguir a esmola, propriamente dita, da beneficência. Nem sempre o necessitado é o que pede. O temor de uma humilhação detém o verdadeiro pobre, que muita vez sofre sem se queixar. A esse é que o homem verdadeiramente humano sabe ir procurar, sem ostentação.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário