domingo, 27 de novembro de 2016

BUSCANDO O MELHOR





   – Incorrerá em culpa aquele que sonda as chagas da sociedade e as expõe em público?

Questão 904 de “O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Depende do sentimento que o mova. Se o escritor apenas visa produzir escândalo, não faz mais do que proporcionar a si mesmo um gozo pessoal, apresentando quadros que constituem antes um mau, do que um bom exemplo. No seu íntimo essa pessoa aprecia essas coisas, mas pode vir a ser punida por essa espécie de prazer que encontra em revelar o mal.

A) - Como pode em tal caso julgar da pureza das intenções e da sinceridade do escritor?

Resp: Nem sempre há nisso utilidade. Se ele escrever boas coisas, aproveita-as. Se proceder mal, é uma questão de consciência que lhe diz respeito, exclusivamente. Demais, se o escritor tem empenho em provar a sua sinceridade, apoie o que disser nos exemplos que dê.

Questão 905 – Alguns escritores hão publicado belíssimas obras de grande teor moral, que auxiliam o progresso da Humanidade, das quais, porém, nenhum proveito tiraram eles. Ser-lhe-á levado em conta, como Espíritos, o bem a que suas obras hajam dado espaço?

Resp: A moral sem ações é o mesmo que a semente sem plantio. De que servirá a semente se não a fazeis dar frutos que vos alimentem? Grave é a culpa desses homens, porque dispunham de inteligência para compreender. Não praticando as máximas que ofereciam aos outros, renunciaram a colher-lhes as bonanças da frutificação.

Questão 906 – Será passível de censura o homem, que tem consciência do bem que faz e por confessá-lo a si mesmo?

Resp: Pois que pode ter consciência do mal que pratica, do bem igualmente deve tê-la, a fim de saber se andou bem ou mal. Pesando todos os seus atos na balança da lei de Deus, que é justiça, amor e caridade, e assim é que poderá dizer a si mesmo se suas obras são boas ou más, e que as poderá aprovar, ou desaprovar. Não se lhe pode, portanto, censurar que reconheça ter triunfado dos maus pendores e que se sinta satisfeito, desde que de tal não se envaideça, porque então cairia noutra falta – vide questão 919, de O Livro dos Espíritos/Allan Kardec

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário