sexta-feira, 11 de novembro de 2016

CARIDADE E AMOR AO PRÓXIMO





   – Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?

Questão 886 de “O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.
                                                                  
O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível, assim como desejamos que nos seja feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: “amai-vos uns aos outros como irmãos”.

A caridade segundo Jesus não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos subordinados, mesmo nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos prescreve a indulgencia, porque de indulgencia precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer. Apresente-se uma pessoa rica e todas as atenções e deferências lhe são dispensadas. Se for pobre, existem algumas pessoas que entendem que não precisa preocupar-se com ela. No entanto, quanto mais lastimosa seja a sua posição tanto maior cuidado devemos exercitar em lhe não aumentarmos os infortúnios pelo desprezo, ou indiferença. O homem verdadeiramente bom procura ver com bons olhos todas as pessoas, sem discriminar a ninguém pelo seu nível social – seja rico, seja pobre.

Questão 887 – Jesus também disse: Amai mesmo os vossos inimigos. - Ora, o amor ao inimigo não será contrário às nossas tendências naturais, e a inimizade não provirá de uma falta de simpatia entre os Espíritos?

Resp: Certo que ninguém pode votar aos seus inimigos um amor fraterno tal como dedicamos aos nossos irmãos mais chegados a nós. Não foi isso o que Jesus entendeu de dizer. Amar os inimigos é perdoar-lhes e lhes retribuir o mal com o bem. O que assim procede se torna superior aos seus inimigos, ao passo que abaixo deles se coloca aquele que procura tomar vingança das suas malícias.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E

Voz do Espírito






Nenhum comentário:

Postar um comentário