segunda-feira, 21 de novembro de 2016

LUTA INTERIOR





   – Qual o sinal mais característico da imperfeição moral?

Questão 895 de “O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Ódio, maldade, injustiça, orgulho, egoísmo, cobiça, inveja, ciúme, vícios, todos esses sentimentos negativos são nutritivos para a infelicidade, e bloqueiam a alma de usufruir das plenitudes celestes.  

Pode um homem possuir qualidades reais, que sugestionam o mundo terreno a considerá-lo uma pessoa do bem. Mas, as qualidades boas conquanto assinalem um progresso nessa pessoa nem sempre suportam certas provas e, às vezes basta que se fira a corda do interesse pessoal para que o fundo fique a descoberto.

O apego às coisas materiais constitui também sinal notório de inferioridade, porque quanto mais se aferrar aos bens deste mundo, tanto menos compreende o homem o destino eterno do seu espírito. Pelo desprendimento, ao contrário, demonstra que encara de um ponto mais elevado o seu futuro espiritual.

Questão 896 – Há pessoas desinteressadas e sem discernimento que liberam seus haveres sem utilidade real, por não saberem lhes dar emprego criterioso. Tem algum merecimento essas pessoas?

Resp: Tem o do desinteresse, porém não o do bem que poderiam fazer. O desprendimento é uma virtude, mas o desperdiçar irrefletidamente constitui sempre, pelo menos, falta de juízo. A riqueza, assim como não é dada a uns para ser aferrolhada num cofre forte, também não o é a outros para ser dispersa ao vento. Representa um depósito de que uns e outros terão de prestar contas, porque terão de responder por todo o bem que poderiam fazer e não fizeram, e por todas as lágrimas que podiam ter estancado com o dinheiro que esbanjaram com coisas supérfluas.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário