terça-feira, 15 de novembro de 2016

AMOR MATERNO E FILIAL





   – O amor materno será uma virtude, ou um sentimento instintivo comum aos homens e aos animais?

Questão 890 de “O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: As duas coisas. A Natureza deu à mãe o amor a seus filhos no interesse da conservação deles. No animal, porém, esse amor se limita às necessidades materiais; cessa quando desnecessário se tornam os cuidados. No homem, persiste pela vida inteira e comporta um devotamento e uma abnegação que são virtudes. Sobrevive mesmo à morte e acompanha o filho até no além-túmulo. Bem vedes que há nele coisa diversa do que há no amor do animal.

Questão 891 – Estando em a Natureza o amor materno, como e que há mães que detestam os filhos e, não raro, desde a infância destes?

Resp: Às vezes é uma prova que o Espírito do filho escolheu em reconciliar-se com inimizades de vidas passadas, ou uma expiação se aconteceu ter sido um pai que não cumpriu seus deveres em encarnações anteriores, ou mãe de caráter ruim, ou mau filho noutra existência. Em todos os casos a mãe de caráter ruim não pode deixar de ser animada por uma índole negativa que procura criar embaraços ao filho, afim de causar obstáculos na prova que buscou. Mas, essa violação das leis da Natureza não ficará impune, e o Espírito do filho será recompensado pelos obstáculos de que haja triunfado.

Questão 892 – Quando os filhos causam desgostos aos pais, não têm estes desculpa para o fato de lhes não dispensarem a ternura de que os fariam objeto, em caso contrário?

Resp: Não; porque isso representa um encargo que lhes é confiado e a missão deles consiste em se esforçarem por encaminhar os filhos para o bem. Demais, esses desgostos são amiúde a consequência do mau feitio que os pais deixaram que seus filhos tomassem desde o berço. Colhem o que semearam.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário