quarta-feira, 16 de novembro de 2016

AS VIRTUDES





   – Qual a mais importante de todas as virtudes?

Questão 893 de “O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Toda virtude tem seu mérito próprio, porque todas indicam progresso na senda do bem. Existe virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores.  A sublimidade da virtude está no sacrifício do interesse pessoal pelo bem do próximo sem pensamento oculto. A mais meritória é a que se baseia na mais desinteressada caridade.

Questão 894 – Há pessoas que fazem o bem espontaneamente sem que precisem vencer quaisquer sentimentos que lhe sejam opostos. Terão tanto mérito quanto aqueles que se veem na contingência de lutar contra a natureza que lhes e própria e a vencem?

Resp: Só não têm que lutar aqueles em quem já há progresso realizado. Esses lutaram outrora e triunfaram. Por isso é que os bons sentimentos nenhum esforço lhes custam e suas ações lhes parecem simplíssimas. O bem se lhes tornou um hábito. Devidas lhes são as alegrias que se costuma guiar a velhos trabalhadores que conquistaram a si mesmos. A busca da perfeição é uma luta longa e ininterrupta, e tais objetivos espantam pelo contraste com o que se tem à vista, e tanto mais os admirais quanto mais raros são. Ficai sabendo, porém, que nos Mundos mais adiantados do que a Terra, constitui regra o que entre vós representa a exceção. Em todos os pontos desses Mundos, o sentimento do bem é espontâneo porque somente bons Espíritos habitam nesses Orbes. Lá uma só intenção má já seria coisa monstruosa, eis a razão porque nesses Mundos os seres que os habitam são felizes. O mesmo se dará na Terra quando a humanidade se houver transformado e quando compreender e praticar a caridade na sua verdadeira essência cristã. Esclareceu Jesus: Bem-aventurados os mansos de coração (os bons), porque eles herdarão a Terra (Mateus 5. 5)

                                 Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito



Nenhum comentário:

Postar um comentário