terça-feira, 8 de março de 2016

DIFERENÇA ENTRE OS ANIMAIS E OS SERES HUMANOS





Os animais gozam de livre-arbítrio na prática de seus atos?

Questão 595 – de “O Livro dos Espíritos, Allan Kardec”

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Os animais não são simples máquinas no tempo, como supondes. Contudo, a liberdade de ação de que desfrutam é limitada pelas suas necessidades e não se pode comparar à do homem. Sendo muitíssimo inferiores aos seres humanos, por conseguinte não tem os mesmos deveres, e a liberdade possuem-na restrita aos atos da vida material.

Questão 596 – Donde procede a aptidão que certos animais denotam para imitar a linguagem do homem, e por que essa aptidão se revela mais nas aves do que no macaco que, por exemplo, cuja conformação apresenta mais analogia com a humana?

Resp: Origina-se de uma particular conformação dos órgãos vocais reforçada pelo instinto de imitação. O macaco imita os gestos; algumas aves, o papagaio, por exemplo, imita a voz.

Questão 597 – Pois que aos animais possuem uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação, haverá neles algum princípio independente da matéria orgânica - uma alma vivente?

Resp: Sim, e que sobrevive à morte física.

A)       Será esse principio uma alma semelhante à do homem?
      
Resp: É também uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra. É, porém inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distancia equivalente que medeia entre a alma do homem e a das inteligências angélicas que reinam no seio imaterial e invisível de Deus.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do espírito





Nenhum comentário:

Postar um comentário