sexta-feira, 18 de março de 2016

METEMPSICOSE





Por terem os seres vivos uma origem comum no principio inteligente não é a consagração da doutrina da metempsicose?

Questão 611 – de “O Livro dos Espíritos, Allan Kardec”

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Duas coisas podem ter a mesma origem e absolutamente não se assemelharem mais tarde. Quem reconheceria a árvore, com suas folhas, flores e frutos, no gérmen informe que se contém na semente donde ela brota? Desde que o princípio inteligente atinge o grau necessário para ser Espirito e entrar no período de humanização, já não guarda relação com o seu estado primitivo e já não é a alma dos animais, como a árvore já não é a semente. De animal só no ser humano o corpo orgânico e as paixões que nascem da influência do corpo e do instinto de conservação inerente à matéria. Não se pode, pois, dizer que tal homem é a encarnação de tal animal. Conseguintemente, a metempsicose como a entendem não é verdadeira.

Questão 612 – Poderia encarnar num animal o Espírito que animou o corpo de um homem?

Resp: Isso seria retrogradar e o Espírito não retrocede. As águas de um rio sempre desembocam nos mares, e nunca recua à sua nascente.

Nota: Relembrando questão 118: Podem os Espíritos degenerar?

Resp: Não; à medida que avança na escala da vida, compreendem o que os distanciam da perfeição. Concluindo uma prova, o Espirito fica com o conhecimento que adquiriu e não o esquece. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do espírito






Nenhum comentário:

Postar um comentário