terça-feira, 15 de março de 2016

A SABEDORIA DAS LEIS QUE REGEM A CRIAÇÃO






No animal: Qual causa pela qual é extraído o principio inteligente que constitui a alma de natureza especial de que são dotados?

Questão 606 – de “O Livro dos Espíritos, Allan Kardec”

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Do elemento inteligente universal.

 A): Então emana de um único princípio  a inteligência do homem e a dos animais?

Resp: Sem dúvida alguma. Porém, no homem passou por uma elaboração que o coloca acima da que existe no animal.

Questão 607 – Foi respondido na questão nr 190 que o estado da alma do homem na sua origem primitiva, corresponde ao estado de infância na vida corporal, que sua inteligência apenas desabrocha e se ensaia para a vida. Onde passa o Espírito essa primeira fase de seu desenvolvimento?

Resp: Já falamos que tudo em a Natureza se encadeia e tende a unidade. Nesses seres cuja totalidade estais longe de conhecer, é que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida, conforme acabamos de dizer. É, de certo modo, um trabalho preparatório como o da germinação por efeito do qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. Entra então no período de humanização começando a ter consciência do seu futuro, capacidade de distinguir o bem do mal e a responsabilidade dos seus atos. Assim, na vida espiritual há a fase da infância, que segue a da adolescência, vindo depois a da juventude, e logo depois a da madureza. Nessa origem, coisa alguma há de humilhante para o homem - Sentir-se-ão humilhados os grandes gênios por terem sido fetos informes nas entranhas que os geraram? Se alguma coisa há de assombroso: é a sua inferioridade perante Deus e sua impotência para lhe sondar a profundeza dos desígnios e para apreciar a sabedoria das leis que regem a harmonia do Universo. Reconhecei a grandeza de Deus nessa admirável harmonia, mediante a qual tudo é solidário na Natureza. Acreditar que Deus haja feito seja o que for sem um fim útil, e criado seres inteligentes sem perspectivas de futuro, fora blasfemar da sua bondade que se estende por sobre todas as suas criaturas.

A)    Esse período de humanização principia na Terra?

Resp:  A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação da alma na vida humana. O período de humanização começa geralmente em Mundos ainda mais inferiores à Terra. Isto, entretanto, não constitui regra absoluta, pois pode suceder que um Espírito, desde o seu início de despertamento para a vida humana, esteja evoluindo nos labores da vida terrestre, desde o seu princípio. Não é frequente o caso, constitui antes uma exceção.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do espírito







Nenhum comentário:

Postar um comentário