segunda-feira, 7 de março de 2016

LINGUAGEM NOS ANIMAIS






Têm os animais alguma linguagem articulada?

Questão 594 – de “O Livro dos Espíritos, Allan Kardec”

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Se vos referis a uma linguagem formada de silabas e palavras, não. Meio, porém, de se comunicarem entre si, claro que sim. Dizem uns aos outros muito mais coisas do que imaginais. Mas, essa mesma linguagem de que dispõem é restrita às necessidades, como restritas também são as ideais que podem ter.

A)              Há, entretanto, animais que carecem de voz. Esses parece que nenhuma linguagem usam, é assim?
      
Resp: Compreendem-se por outros meios. Para vos comunicardes reciprocamente, vós seres humanos só dispondes entre si da palavra? E os surdos mudos? Facultada lhes sendo a vida de relação, os animais possuem meio de se prevenirem e de exprimirem as sensações que experimentam. Pensais que os peixes no fundo do mar não se entendem entre si? O homem não goza do privilégio exclusivo da interação. Porém, a dos animais é instintiva e circunscrita pelas suas necessidades e ideias, ao passo que a do homem é perfectível e se presta a todas as concepções de sua inteligência.

Comentários Allan Kardec: Efetivamente os peixes que como as andorinhas, emigram em cardumes obedientes ao guia que os conduz, devem ter meios de se advertirem, de se entenderem e combinarem. É possível que disponham de uma vista mais penetrante e esta lhes permite perceber os sinais que mutuamente façam. Pode ser também que os peixes tenham na água neuro-sensores para a transmissão de certas vibrações. Como quer que seja, o que e incontestável é que lhes não falecem meios de se entenderem, do mesmo modo que a todos os animais carentes de voz e que não obstante trabalham em comum. Diante disso que admiração pode causar que os Espíritos se comuniquem entre si, sem auxilio da palavra articulada?                    

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário