quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O HOMEM DE BEM





Qual o indício pelo qual se pode reconhecer em um homem o progresso real que lhe elevará o Espírito na hierarquia espiritual?

Questão 918, de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: O Espírito prova a sua elevação quando todos os atos de sua vida corporal representam a prática da lei de Deus, e quando antecipadamente compreende a vida espiritual.

Verdadeiramente o homem de bem pratica a lei de justiça, amor e caridade na sua maior simplicidade. Se interrogar à sua própria consciência sobre os atos que praticou, perguntará: - se não transgrediu essa lei; se não fez o mal a ninguém; se fez todo bem que podia realizar; se faz aos outros conforme o que deseja que lhe fizessem.

Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo faz o bem pelo bem, sem contar com qualquer retribuição, e sacrifica seus interesses à justiça.

É bondoso, humanitário e benevolente para com todos, porque vê irmãos em todos os homens, sem distinção de raças e nem de crenças.

Se Deus lhe outorgou a riqueza, considera essas coisas como um propósito de que lhe cumpre usar para o bem. E delas não se envaidece porque compreende: assim como Deus lhe deu, poderá também retirá-las.

Se sob a sua dependência a ordem social colocou outros homens, trata-os com bondade e complacência, porque são seus iguais perante Deus. Usa da sua autoridade para lhes levantar o moral, e não para esmagá-los com o seu orgulho.

Usa de indulgência para com as fraquezas alheias, porque sabe que também precisa de indulgencia dos outros, e se lembra destas palavras de Jesus: “atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecados”.

Não é vingativo. E a exemplo de Jesus perdoa as ofensas para somente se lembrar dos benefícios, pois não ignora que, “como houver perdoado, assim também perdoado lhe será”.

Respeita, enfim, em seus semelhantes todos os direitos que a leis da Natureza lhes concedem, como quer que os mesmos direitos lhe sejam também respeitados.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário