terça-feira, 13 de dezembro de 2016

CONHECIMENTO DE SI MESMO






Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida, e de resistir à atração do mal?

Questão 919, de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Um sábio da antiguidade vo-lo disse: “conheça-te a ti mesmo” - Sócrates

A)- Conhecemos toda a sabedoria desta máxima, porém a dificuldade está precisamente em cada um conhecer-se a si mesmo. E qual o meio de consegui-lo?

Resp: Ao fim de cada dia interrogue à própria consciência, passe em revista tudo que fizestes e pergunte a si mesmo: se cumpriste todo dever, e se nada ficou pendente. Aquele que todas as noites rememora as suas ações que praticou durante o dia, e inquire e si mesmo se fez todo bem possível, rogando a Deus e ao seu Anjo guardião que o esclareça, grande força possuirá para se aperfeiçoar, porque crede: Deus o assistirá. Dirigi para vós mesmos perguntas, interrogai-vos sobre o que tendes feito e com que objetivo procedestes em tal ou tal circunstancia. Perguntai ainda mais: se aprouvesse a Deus chamar-vos neste momento ao Mundo dos Espíritos, teria que temer o olhar de alguém, ao adentrar nesse universo, onde nada pode ser ocultado?

Examinai o que pudestes ter obrado em desfavor da Natureza e do seu Criador, depois contra o vosso próximo e, finalmente contra vós mesmos. As respostas vos darão: ou a serenidade para a vossa consciência, ou a indicação de atitudes que precisam ser restauradas na harmonia do bem.

O conhecimento a si mesmo é, portanto, a chave do progresso espiritual. Justo é que se gastem alguns minutos para conquistar uma felicidade eterna. 

Não trabalhais todos os dias com o fito de juntar haveres que vos garantam repouso na velhice? 

E não constitui esse repouso o objeto de todos os vossos desejos, o fim que vos faz suportar fadigas e privações temporárias? 

Pois bem! Que significa esse descanso de alguns dias, quase sempre turbado pelos incômodos das enfermidades do corpo na velhice, em comparação com o que espera o homem de bem após o trespassar do além-túmulo? Ora, esta é, exatamente a ideia que os Espíritos estão encarregados de semear no vosso íntimo, visto desejarmos fazer que compreendais esse futuro imortal, de modo a não restar nenhuma dúvida em vossa alma.                     

Resumo mensagem do espírito de Santo Agostinho, em  “O Livro dos Espíritos” 
Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito



Nenhum comentário:

Postar um comentário