domingo, 4 de dezembro de 2016

EGOÍSMO





Dentre os vícios qual o que se pode considerar extremado?

Questão 913, de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Resp: Já temos dito muitas vezes: o egoísmo, dele se deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos reponta o egoísmo. Por mais que combateis os vícios não chegareis a extirpá-los enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não houverdes destruído a causa. Empregai, pois, todos os esforços para esse efeito, porquanto aí é que está a verdadeira chaga da sociedade. Quem quiser desde logo nesta vida ir aproximando-se da perfeição espiritual, deve expurgar do seu coração todo sentimento de egoísmo, visto ser o egoísmo incompatível com a justiça, o amor e a caridade.

Questão 914 – Fundando-se o egoísmo no sentimento do interesse pessoal, bem difícil parece extirpá-lo totalmente do coração humano. Chegar-se-á, um dia, a conseguir eliminá-lo completamente?

Resp: À medida que os homens se instruem a cerca das coisas espirituais, menos valor darão às paixões carnais. Depois, necessário é que se reformem as instituições humanas que o entretém e excitam. Isso depende da educação espiritual.

Questão 915 – Por ser inerente à espécie humana, o egoísmo não constituirá sempre um obstáculo ao reinado do bem absoluto na Terra?

Resp: Exato; no egoísmo a humanidade tem o seu maior mal. Porém, ele se prende à inferioridade dos Espíritos encarnados na Terra, e não à humanidade em si mesma. Ora, depurando-se por encarnações sucessivas, os Espíritos se despojam do egoísmo como de suas outras impurezas. Por acaso não existirá na Terra nenhum homem isento de egoísmo e praticante da caridade? Há, sim, muito mais homens assim do que se supõe. Apenas não os conheceis, porque a virtude foge à viva claridade do dia. Desde que haja um, por que não haverá dez? Havendo dez, por que não haverá mil? E assim por diante.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário