quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

ERRADICANDO O EGOÍSMO





O egoísmo, ao invés de diminuir, parece que cresce com a civilização, que o excita e o mantém. Como poderá ser aniquilado do seio dos povos?

Questão 916, de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Quanto maior é o mal, mais hediondo se torna. Fora preciso que o egoísmo produzisse muito mal, para que compreensível se fizesse a necessidade de extirpá-lo. Os homens quando se houverem despojado do egoísmo, que os domina, viverão como irmãos sem se fazerem mal algum, auxiliando-se reciprocamente, impelidos pelo sentimento mútuo da solidariedade. E então o forte será amparo ao fraco, e não seu opressor, E não mais serão vistos homens a quem falte o indispensável, porque todos praticarão a lei de justiça. Esse o reinado do bem que os Espíritos estão incumbidos de preparar na Terra.

Questão 917 – Qual o meio de destruir-se o egoísmo?

Resp: De todas as imperfeições humanas o egoísmo é a mais difícil de desenraizar-se porque deriva da influencia da matéria, na qual o homem ainda está muito próximo de sua origem, e não pôde libertar-se, e para cujo entretenimento tudo concorre: suas leis, suas organizações sociais, sua educação. O egoísmo se enfraquecerá à proporção que a vida espiritual  for predominando sobre a vida material, e sobretudo com a compreensão que o Espírito vos faculta do vosso estado futuro, real e não desfigurado por ficções alegóricas.

O choque que o homem experimenta do egoísmo dos outros é o que muitas vezes o faz egoísta, por sentir a necessidade de colocar-se na defensiva. Notando que os outros pensam em si próprios e não nele, ei-lo levado a ocupar-se consigo, mais do que com os outros.
O egoísmo é elo de todos os vícios, como a caridade é fonte de todas as virtudes. Destruir o egoísmo e desenvolver a caridade, tal deve ser o alvo de todos os esforços do homem que quer assegurar a sua felicidade neste mundo, tanto quanto na vida futura. O desejo de ser feliz é natural no ser humano. Por isso é que trabalha incessantemente para melhorar a sua posição na Terra, que pesquisa as causas de seus males, para então remediá-los. Quando compreender bem que no egoísmo reside uma dessas causas, que gera o orgulho, a ambição, a cupidez, a inveja, o ódio, o ciúme que cada momento o desgosta e que perturba todas as relações sociais, provocando as dissensões, aniquilando a confiança, e que obriga a se manter constantemente na defensiva contra o seu vizinho. O homem compreenderá também que esse vício é incompatível com a sua felicidade, e quanto mais haja sofrido por efeito desse vício, mais sentirá a necessidade de combatê-lo na sua intimidade.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário