quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O OBJETIVO DA VIDA É O BEM





– Pode o homem por sua vontade e por seus atos fazer que não se realizem acontecimentos que deveriam verificar-se e reciprocamente?

Questão 860 de “O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Sim, se essa aparente mudança na ordem dos fatos tiver cabimento na sequencia da vida que ele escolheu. Acresce que fazer o bem como lhe cumpre, pois que isso constitui o objetivo único da vida, facultado lhe é impedir o mal, sobretudo aquele que possa concorrer para o encadeamento de um mal maior.

Questão 861 – Ao escolher a sua existência o Espirito daquele comete um grande erro (delito ou coisa parecida), sabia que viria a ser infrator da lei divina?

Resp: Não; escolhendo uma vida de lutas, sabe que terá ensejo de ser provado em muitas coisas, mas não sabe se o realizará, visto que o mal procederá quase sempre de sua parte o livre-arbítrio de praticá-lo. Ora, aquele que delibera sobre uma coisa é sempre livre de realizar, ou não. Se soubesse previamente que, como homem teria que cometer um erro grave (mal), o Espírito estaria a isso predestinado. Ficai, porém, sabendo que ninguém há predestinado ao mal, e que todo mal, como qualquer outro ato, resulta sempre da vontade e do livre-arbítrio de cada um.

Demais sempre se confunde duas coisas muito distintas: os sucessos materiais da vida e os atos da vida moral. A fatalidade que algumas vezes há, só existe com relação àqueles sucessos materiais cuja causa reside fora de vós e que independem da vossa vontade. Quando aos atos da vida moral, esses emanam sempre do próprio homem que, por conseguinte, tem sempre liberdade de escolher. No tocante a esses atos nunca há fatalidade.
  
Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário