quinta-feira, 27 de outubro de 2016

AMOR-PRÓPRIO, AMBIÇÃO





– Pessoas existem que nunca logram bom êxito em coisa alguma, que parecem perseguidas por um mau gênio em todos os seus empreendimentos. Não se pode chamar a isso fatalidade?

Questão 862 de “O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Será uma fatalidade, se lhe quiseres dar a esse nome, mas que decorre do gênero da existência escolhida. É que essas pessoas quiseram ser provadas por uma vida de decepções, a fim de exercitarem a paciência e a resignação. Entretanto, não creiais seja absoluta essa fatalidade. Resulta muitas vezes do caminho falso que tais pessoas tomam, em discordância com suas inteligências e aptidões. Grandes probabilidades têm de se afogar quem pretender atravessar a nado um rio, sem saber nadar. O mesmo se dá relativamente à maioria dos acontecimentos da vida. Quase sempre obteria o homem bom êxito se só tentasse o que estivesse em relação com suas capacidades. O que o perde é o excesso do seu amor-próprio e a sua ambição, que o desviam da senda que lhe é própria e o fazem considerar vocação, o que não passa de desejo de satisfazer certos entusiasmos. Fracassa por sua culpa. Mas, em vez de culpar-se a si mesmo prefere queixar-se da sua sorte.

Questão 863 – Os costumes sociais não obrigam muitas vezes o homem a enveredar por um caminho de preferencia a outro, e não se acha ele submetido à direção da opinião geral, quanto à escolha de suas ocupações? O que se chama respeito humano não constitui óbice ao exercício do livre-arbítrio?

Resp: São os homens e não Deus quem faz os costumes sociais. Se eles a estes se submetem é porque lhe convêm. Tal submissão, portanto, representa um ato de livre-arbítrio, pois que se o quisessem poderiam libertar-se de semelhante influencia.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do Espírito






Nenhum comentário:

Postar um comentário