domingo, 16 de outubro de 2016

FACULDADES MORAIS E INTELECTUAIS






– Sobre os atos da vida: o organismo exerce alguma influencia?  E se essa influencia existe não será exercida com prejuízo do livre-arbítrio?

Questão 846 de “O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: É inegável que a matéria exerce influência sobre o Espírito, que pode embaraçar-lhe  as manifestações. Dai vem que nos Mundos onde os corpos são menos materiais do que na Terra, as capacidades mentais se desdobram mais livremente. Porém, o organismo corporal não é responsável pelas faculdades intelectivas. Além disso, cumpre se distingam as faculdades morais das intelectuais. Tendo o homem o instinto musical, ou para as artes, ou qualquer outra, é o seu próprio Espírito que possui essa força instintiva e, indubitavelmente, é quem possui esse instinto, e não os seus órgãos corporais. Igualmente ao bruto, ou pior que este, se conduz aquele que nulifica o seu pensamento, para se ocupar apenas com os desejos da existência material (olvidando as noções da vida espiritual), pois não cuida assim de se premunir contra o mal. Nisto é que incorre em falta porquanto assim procede por vontade própria.

Questão 847 – A anomalia das faculdades  exclui a pessoa humana do livre-arbítrio?

Resp: Já não é senhor do seu pensamento aquele cuja inteligência se ache conturbada por uma causa qualquer e, desde então, já não tem liberdade. Essa anormalidade constitui muitas vezes um corretivo para o Espírito que, porventura, tenha sido noutra existência fútil e orgulhoso, ou tenha usado para o mal suas faculdades intelectivas. Pode esse Espírito em tal caso renascer com um corpo portando bloqueio, ou deficiência, onde o Espírito sofre por efeito desse constrangimento, do qual tem consciência. Eis ai a ação da matéria.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do Espírito






Nenhum comentário:

Postar um comentário