segunda-feira, 3 de outubro de 2016

LIBERDADE DE PRINCÍPIOS






– Para respeitar a liberdade de consciência, dever-se-á deixar que se propaguem doutrinas perniciosas, ou poder-se-á, sem atentar contra aquela liberdade, procurar trazer ao caminho da verdade os que se transviaram obedecendo a falsos princípios?

Questão 841 de “O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Resp: Certamente que podeis e até deveis; mas, ensinai a exemplo de Jesus, servindo-vos da brandura e da persuasão e não pela força, pois seria pior que a crença daquele a quem desejaríeis convencer. Se algum principio se pode estabelecer como verdadeiro é o bem, a caridade e a fraternidade. A Convicção não se impõe com violência. 

Questão 842 – Por quais indícios se poderá reconhecer entre todas as doutrinas que alimentam a pretensão de ser a expressão única da verdade, a que tem o direito de se apresentar como tal?

Resp: Será aquela que mais homens de bem realizar e menos hipócritas fizer; isto é, pela prática da lei de amor na sua maior pureza e na sua mais ampla aplicação do bem. Esse o sinal pelo qual reconhecereis que uma doutrina é boa, visto que, toda doutrina que tiver por efeito semear a desunião e estabelecer uma linha de separação entre os filhos de Deus, não deixa de ser falsa e perniciosa.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do Espírito






Nenhum comentário:

Postar um comentário