sexta-feira, 1 de maio de 2015

FACULDADES DA ALMA





O livre exercício das faculdades da alma está subordinado ao desenvolvimento dos órgãos?

Questão 369 O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: “Os órgãos são os instrumentos da manifestação das faculdades da alma, manifestação que se acha subordinada ao desenvolvimento e ao grau de perfeição dos órgãos, como a excelência de um trabalho o está a da ferramenta própria a sua execução.”

Questão 371: Tem algum fundamento o pretender-se que a alma dos "deficientes intelectuais" é de natureza inferior?

Resp: Nenhum. Eles trazem almas humanas, não raro mais inteligentes do que supondes, mas que sofrem da insuficiência dos meios de que dispõem para se comunicar, da mesma forma que o mudo sofre da impossibilidade de falar”.

Questão 372: Que objetivo visa a Providência criando seres portadores de necessidades especiais, como os "deficientes intelectuais"?

Resp: “Os que passam tais provações são Espíritos sujeitos a uma correção. Sofrem por efeito do constrangimento que experimentam e da impossibilidade em que estão de se manifestarem mediante órgãos incorretos”.

A) - Não há pois fundamento para dizer-se que os órgãos nada influem sobre as faculdades intelectuais?

Resp: “Nunca dissemos que os órgãos não têm influencia. Tem-na muito grande sobre a manifestação das faculdades, mas não são eles a origem destas. Aqui está a diferença. Um músico excelente, com um instrumento defeituoso, não dará a ouvir boa música, o que não fará que deixe de ser um bom músico.

Voz
Q
Clama

Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E





Nenhum comentário:

Postar um comentário