terça-feira, 26 de maio de 2015

INCONVENIENTES DE LEMBRANÇAS DE ENCARNAÇÕES PASSADAS





Nos mundos mais elevados do que a Terra, onde os seres que os habitam não se veem premidos pelas necessidades físicas, pelas enfermidades que afligem os terráqueos, e esses seres compreendem que são bem felizes? Relativa é em geral a felicidade. Sentimo-la mediante comparação com um estado ditoso, Visto que, em suma, alguns desses mundos se bem melhores do que o nosso, ainda não atingiram o estado de perfeição, seus habitantes devem ter motivos de desgostos, embora de gênero diverso dos nossos. Entre nós o rico conquanto não sofra das necessidades materiais, como o pobre, nem por isso se acham isento de tribulações que lhes tornam muitas vezes amarga a existência. Pergunto então: Na situação em que se encontram os habitantes desses mundos não se consideram infelizes quanto nós, na em que nos vemos, e não se lastimam da sorte olvidados de existências inferiores que lhes sirvam de termos de comparação?

Questão 394 O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: “Cabem aqui duas respostas distintas. Há mundos entre os quais citas, cujos habitantes guardam lembrança clara e exata de suas existências passadas. Esses compreendem e podem saber apreciar a felicidade de que Deus lhes permite fruir. Outros há, porém, cujos habitantes achando-se em condições melhores dos que os terráqueos, não deixam de experimentar desgostos, e até desgraças. Esses não apreciam a felicidade de que gozam, pela razão mesma de não se recordarem de um estado mais infeliz. Entretanto, se não apreciam quando estão encarnados na crosta planetária, com certeza apreciam-na quando volvem ao Cosmo Espiritual pelo fenômeno da morte corporal”

Comentários: Gravíssimos inconvenientes teria para nós seres humanos terrestres nos lembrar de todo nosso passado preexistencial (existências passadas). Em certos casos humilhar-nos-ia sobremaneira. Em outros nos exaltaria o orgulho peando-nos em consequência o livre-arbítrio. Para nosso crescimento espiritual dá-nos Deus exatamente o que nos é necessário: a voz da consciência e os pendores instintivos. Priva-nos do que nos prejudicaria. Acrescentemos que se nos recordássemos dos nossos precedentes atos pessoais de vivências passadas, igualmente nos recordaríamos dos atos de outras pessoas, do que resultariam talvez os mais desastrosos efeitos para as relações sociais.


Voz
Q
Clama

Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E





Nenhum comentário:

Postar um comentário