sexta-feira, 15 de maio de 2015

A INFÂNCIA É NECESSÁRIA AO PROGRESSO DO ESPÍRITO





Por que é o choro a primeira manifestação da criança ao nascer?

Questão 384 O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: “Para estimular o interesse da genitora e provocar os cuidados de que são necessários. Não é evidente que se suas manifestações fossem todas de alegria, quando ainda não sabe falar, pouco se inquietariam os que o cercam com os cuidados que lhe são indispensáveis? Admirai, pois, em tudo a sabedoria da Providencia de Deus.”

Questão 385: Que é que motiva a mudança que se opera no caráter do indivíduo em certa idade, especialmente ao sair da adolescência? Por acaso o Espírito se modifica?

Resp: É que o Espírito retoma a natureza que lhe é própria e se mostra tal qual era.

Como vedes, os processos de Deus são sempre os melhores e, quando se tem o coração puro, facilmente se lhes apreende a explicação.

Com efeito ponderai que nos vossos lares possivelmente nascem crianças cujos Espíritos vêm de mundos onde contraíram hábitos diferentes dos vossos e, dizei-me como poderiam estar no vosso meio esses seres, trazendo paixões diversas das que nutris, inclinações, gostos, inteiramente opostos aos vossos; como poderiam enfileirar-se entre vós, senão como Deus o determinou, isto é, passando pelo estado de infância? Nesta se vêm confundir todas as idéias, todos os caracteres, todas as variedades de seres gerados pela infinidade dos mundos em que florescem as criaturas. E vós mesmos humanos, aos morrerdes na existência carnal, vos achareis num estado que é uma espécie de infância entre novos irmãos. Ao volverdes à existência extraterrena ignorareis os hábitos, os costumes, as relações que se vivenciam nesse mundo para vós novo. Manejareis com dificuldade uma linguagem que não estais ainda acostumado a falar, linguagem mais vivaz do que o é agora o pensamento.

A infância ainda tem outra utilidade. Os Espíritos só entram na vida corporal para se aperfeiçoarem, para se melhorarem. A delicadeza da idade infantil os torna brandos acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres da personalidade e reprimir os maus pendores, Tal o dever que Deus outorgou aos pais, missão sagrada de que terão de prestar contas. Assim, portanto, a infância não é só útil, é necessária, indispensável, e também consequência natural das leis que Deus estabeleceu e que regem o Universo.


Voz
Q
Clama

Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E






Nenhum comentário:

Postar um comentário