quarta-feira, 13 de julho de 2016

RESTRIÇÕES À PENA DE MORTE





A lei de conservação dá ao homem o direito de preservar sua vida. Não usará ele desse direito, quando elimina da sociedade um membro perigoso?

Questão 761 de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Há outros meios de ele se preservar do perigo, que não matando. Demais é preciso abrir ao criminoso a porta do arrependimento, e não bloqueá-la.

Questão 762 – A pena de morte que pode vir a ser banida das sociedades civilizadas, não terá sido necessária em épocas menos adiantadas?

Resp: Necessidade não é o termo. O homem julga necessária uma coisa sempre que não descobre outra melhor. À proporção que se instrui, vai compreendendo melhor o que é justo e o que é injusto e repudia os excessos cometidos, em nome da justiça, nos tempos de ignorância.

Questão 763 – Será um indício de progresso da civilização as restrições dos casos em que se aplica a pena de morte?

Resp: Podes duvidar disso? Não constrange as pessoas compassivas quando leem a narrativa das carnificinas humanas que em épocas passadas se faziam em nome da justiça e, não raro, em honra da Divindade; das torturas que se infligiam ao condenado e até ao simples acusado para lhe arrancar pela agudeza do sofrimento a confissão de um crime, que muitas vezes não cometera? Pois bem! Muitas vezes aqueles que viveram nessas épocas remotas achavam tudo isso natural. Assim é que, o que pareceu justo numa época parece bárbaro em outra. Somente as leis divinas são eternas. As humanas mudam com o progresso, e continuarão a mudar no futuro, até que tenham reflexos de acordo com as leis divinas.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário