sábado, 30 de julho de 2016

MARCHA DO PROGRESSO





A força para progredir haure-a o homem em si mesmo, ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento?

Questão 779 de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente. Mas, nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. Dá-se então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros por meio da interação social.

Questão 780 – O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual?

Resp: Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente, vide questões 192 – existem capacidades que o ser espiritual tem que conquistar e que, somente nos Mundos superiores alcança essas qualidades; 365 – a densidade da matéria enfraquece as faculdades do ser espiritual / O Livro dos Espíritos/Allan Kardec.

A)Como pode o progresso intelectual gerar o progresso moral?

Resp: Fazendo compreensíveis o bem e o mal, o homem, desta forma, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.

B)Como é nesse caso que, muitas vezes sucede serem os povos mais instruídos os mais pervertidos também?

Resp: O progresso completo constitui o objetivo. Os povos assim como os indivíduos somente passo a passo o atingem. Enquanto não se lhes haja desenvolvido o senso moral, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligência para a prática do mal. O moral e a inteligência são duas forças que só com o tempo chegam a equilibrar-se. Vide questão 365 já relacionada na questão 780 acima e, 751 - um gênio na inteligência pode ser deficiente em iluminação, em bondade. Isso se dá com aquele que muito tem vivido sem melhorar-se moralmente, apenas sabe / O Livro dos Espíritos/Allan Kardec.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário