sexta-feira, 29 de julho de 2016

LAÇOS DE FAMÍLIA





Por que é que, entre os animais os pais e os filhos deixam de reconhecer-se desde que estes não mais precisam de cuidados?

Questão 773 de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Os animais vivem a vida material e não vida moral. A ternura da mãe pelos filhos tem por princípio o instinto de conservação dos seres que ela deu à luz. Logo que esses seres podem cuidar de si mesmos, está ela com a sua tarefa concluída; nada mais lhe exige a Natureza. Por isso é que os abandona, a fim de que eles também se desenvolvam.

Questão 774 – Há pessoas que, pelo fato de os animais depois de certo tempo abandonarem suas crias, deduzem não serem os laços de família entre os homens mais do que resultado dos costumes sociais, e não efeito de um lei da Natureza. Que devemos pensar a esse respeito?

Resp: Diverso dos animais é o destino do homem. Por que, então, quererem identificá-lo com estes? Há no homem alguma coisa mais além do que as necessidades físicas: existe a necessidade de progredir no intelectual e no moral. Os laços sociais são necessários ao progresso e os de família mais unidos tornam os primeiros. Eis por que os laços de família constituem uma lei da Natureza. Quis Deus que, por essa forma, os homens aprendessem a amar-se como irmãos, vide questão nr 205, de O Livro dos Espíritos/Allan Kardec, que esclarece a finalidade da reencarnação e que nos laços de família amplia-se os laços de fraternidade entre os seres inteligentes.

Questão 775 – Que seria para a sociedade o resultado do relaxamento dos laços de família?

Resp: Uma recrudescência do egoísmo.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do Espírito





Nenhum comentário:

Postar um comentário