quinta-feira, 14 de julho de 2016

PENA DE MORTE x PENA DE TALIÃO





Disse Jesus: "Quem matar com a espada, pela espada perecerá (Mateus 26. 52 e Apocalipse 13. 10)".  Estas palavras não consagram a pena de talião e, assim, a morte dada ao assassino, e não constitui uma aplicação dessa pena?

Questão 764 de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Ajuizai com cuidado. Muitos têm se enganado a respeito dessas palavras, como acerca de outras. A pena de talião é a justiça de ação e reação (encerra a ideia de correspondência de correlação e semelhança entre o mal causado a alguém e o castigo imposto a quem o causou). E somente Deus é quem pode aplicá-la. Todos vós sofreis essa pena a cada instante, pois que sois punidos naquilo em que haveis pecado, nesta existência, ou em outra. Aquele que foi causa de sofrimento para seus semelhantes, virá a achar-se numa condição em que sofrerá o que tenha feito sofrer, aos outros. Este o sentido das palavras de Jesus: "quem matar à espada, pela espada perecerá". Mas, não orientou ele também: "Perdoai aos vossos inimigos?" E não vos ensinou a pedir a Deus que vos perdoe as ofensas como houverdes vós mesmos perdoado, isto é, na mesma proporção em que houverdes perdoado, compreendei-o bem?

Questão 765 – Que se deve pensar da pena de morte imposta em nome de Deus?

Resp: É tomar o homem o lugar de Deus na distribuição da Justiça. Os que assim procedem mostram quão longe estão de compreender Deus e que muito ainda têm que expiar. A pena de morte é um crime quando aplicada em nome de Deus, e os que a impõem se sobrecarregam de outros tantos assassinatos.

Nota: lei de ação e reação, causa e efeito, vide Apocalipse 13. 10 "Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá, se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do Espírito





Nenhum comentário:

Postar um comentário