terça-feira, 17 de maio de 2016

REPRODUÇÃO






São contrários à lei da Natureza as leis e os costumes humanos que têm por fim ou por efeito criar obstáculos à reprodução?

Questão 693 – de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Tudo o que embaraça a Natureza em sua marcha é contrário à lei geral.

A)Entretanto, há espécies de seres vivos, de animais e plantas cuja reprodução indefinida seria nociva a outras espécies e das quais o próprio homem acabaria por ser vítima. Pratica ele ato repreensível impedindo essa reprodução?

Resp: Deus concedeu ao homem sobre todos os seres vivos terrestres um poder de que ele deve usar, sem abusar. Pode, pois, regular a reprodução de acordo com as necessidades. Não deve criar obstáculos sem necessidade. A ação inteligente do homem é um contrapeso que Deus dispôs para restabelecer o equilíbrio entre as forças da Natureza e é ainda isso o que o diferencia dos animais, porque ele obra com conhecimento de causa. Mas, os mesmos animais também concorrem para a sustentação desse equilíbrio, porquanto o instinto de destruição que lhes foi dado faz com que, provendo a própria conservação, impeçam ao crescimento ocupacional excessivo, quiçá perigoso, das espécies animais e vegetais de que se alimentam.

Questão 694 – Que se deve pensar dos usos cujo efeito consiste em obstar à reprodução para satisfação da sensualidade?

Resp: Isso prova a predominância do corpo sobre a alma e quanto o homem é carnal.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário