terça-feira, 31 de maio de 2016

USO DOS BENS






O uso dos bens da Terra é um direito de todos os homens?

Questão 711, de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Sim, e esse direito é consequente da necessidade de viver, Deus não imporia um dever sem dar ao homem meio de cumpri-lo.

Questão 712Com que fim pôs Deus atrativo nos gozos dos bens materiais?

Resp: Para estimular o homem no cumprimento de sua missão, e também para desenvolver os seus sentidos por meio dos desejos.

A) – Qual o objetivo desses desejos? 

Resp: Se o homem só fosse instigado a usar dos bens terrenos pela utilidade que têm, sua indiferença houvera talvez comprometido a harmonia do Universo, pois ficaria atrofiado no seu desenvolvimento; e, Deus imprimiu a esse uso o atrativo do prazer, porque assim o homem é impelido ao cumprimento dos desígnios providenciais da sua evolução. Mas, além disso, dando àquele uso esse atrativo, quis Deus também experimentar o homem por meio dos desejos, no qual o homem deve moderar-se por meio da razão, para não ser arrastado à tentação, evitando cair nos abusos dos desequilíbrios.  

                                    Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito





quarta-feira, 25 de maio de 2016

PRIVAÇÕES






Não existem situações nas quais os meios de subsistência de maneira alguma dependem da vontade do homem, sendo-lhe a privação daquilo que mais imperiosamente necessita uma consequência da força mesma das coisas?

Questão 708, de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Sim, e isso é uma prova muitas vezes cruel, que lhe compete sofrer e a qual sabia ele de antemão que viria estar exposto. Seu mérito então consiste em submeter-se à vontade de Deus, desde que a sua inteligência nenhum meio lhe faculta de sair da dificuldade. Se a morte vier colhê-lo cumpre-lhe recebê-la sem murmurar, ponderando que a hora da verdadeira libertação soou e que o desespero no derradeiro momento pode ocasionar-lhe a perda do fruto de toda a sua resignação.    

Questão 709Terão cometido crime os que, em certas situações críticas se viram na contingencia de sacrificar seus semelhantes para matar a fome? Se houve crime, não teve este a atenuá-lo a necessidade de viver que resulta do instinto de conservação?

Resp: Já concluímos quando falamos que há mais merecimento em sofrer todas as provações da vida com coragem e abnegação. Em tal caso, há homicídio e crime de lesa-natureza, falta que é duplamente punida.

Questão 710 – Nos Mundos de mais apurada organização, têm os seres inteligentes a necessidade alimentar-se?  

Resp: Sim; mas seus alimentos estão em relação com a sua natureza. Tais alimentos não seriam bastante substanciosos para o vossos estômagos grosseiros, assim como os deles não poderiam digerir os vossos alimentos.  
  
Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito





terça-feira, 24 de maio de 2016

BENS DA TERRA






Por bens da Terra unicamente se devem entender os produtos do solo?

Questão 706, de O Livro dos Espíritos / Allan
Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: O solo é a fonte primacial donde dimanam todos os outros recursos, pois que em definitiva estes recursos são simples transformações dos produtos do solo. Por bens da Terra se deve, pois, entender todos os frutos, riquezas e produtos originados do solo da terra e que o homem pode usufruir para o seu bem estar.

Questão 707 - É frequente a certos indivíduos faltarem os meios de subsistência, ainda quando os cerca a abundância. A que se deve isso?

Resp: Ao egoísmo dos homens, que nem sempre fazem o que lhes cumpre. Depois e as mais das vezes devem-no a si mesmos. Buscai e achareis... estas palavras não quer dizer que para achar o que deseje basta que o homem olhe para a terra, mas que lhe é preciso procurar, não com  indolência, e sim com ardor e perseverança, sem desanimar ante os obstáculos que muito amiúde são simples meios de que se utiliza a Providência, para lhe experimentar a constância, a paciência e firmeza, vide questão 534, que esclarece: "vós mesmos vos constituis em vossos maus gênios".

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito





SUSTENTABILIDADE






Tendo dado ao homem a necessidade de viver Deus lhe facultou em todos os tempos os meios de consegui-lo?

Questão 704, de O Livro dos Espíritos / Allan
Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Certo, e se ele não encontra é que não os compreende. Não fora possível que Deus criasse para o homem a necessidade de viver, sem lhe dar os meios de consegui-lo. Essa é a razão porque faz que a Terra produza de modo a proporcionar o necessário aos que a habitam visto que só o necessário é útil.

Questão 705 – Por que nem sempre a terra produz bastante para fornecer ao homem o necessário?

Resp: É que, ingrato, o homem a despreza. A Terra, no entanto, é excelente mãe. Muitas vezes também ele acusa a Natureza daquilo que só é resultado da sua imperícia ou da sua imprevidência. A terra produziria sempre o necessário se com o necessário soubesse o homem contentar-se. Se o que a terra produz não lhe basta a todas as necessidades, é que ele emprega no supérfluo o que poderia ser aplicado no necessário. Olha o árabe no deserto, acha sempre do que viver, porque não cria para si necessidades factícias. Desde que o homem haja desperdiçado a metade dos produtos em satisfazer as fantasias de sua extravagância, que motivos têm o mesmo para se espantar de nada encontrar no dia seguinte? E também para se queixar de estar desprovido de tudo quando chegam os dias de penúria? Em verdade vos digo, imprevidente não é a Natureza; e sim o homem que não sabe regrar o seu viver.
  
Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito




domingo, 22 de maio de 2016

INSTINTO





É lei da Natureza o instinto de conservação?

Questão 702de, O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Sem dúvida. Todos os seres vivos o possuem, qualquer que seja o grau de sua inteligência. Nuns é puramente maquinal, e raciocinado em outros.

Questão 703 – Com que fim outorgou Deus a todos os seres vivos o instinto de conservação?

Resp: Porque todos têm que concorrer para o cumprimento dos desígnios da Providência. Por isso foi que Deus lhes deu a necessidade de viver. Acresce que a vida é necessária ao aperfeiçoamento dos seres. Eles o sentem instintivamente, sem disso se aperceberem.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito





POLIGAMIA





A igualdade numérica que mais ou menos existe entre os sexos, constitui indício da proporção em que devam unir-se?

Questão 700de, O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Sim, porquanto tudo em a Natureza tem um fim providencial.

Questão 701Qual das duas, a poligamia ou a monogamia é mais conforme a lei da Natureza?

Resp: A poligamia é procedimento humano cuja abolição marca um progresso social. O casamento segundo as vistas de Deus tem que se fundar na afeição dos seres que se unem. Na poligamia não há afeição real: há apenas sensualidade.

Se a poligamia fosse conforme a lei da Natureza deveria ter possibilidade de tornar-se universal, coisa que seria materialmente impossível, dada a igualdade numérica dos sexos.
Deve ser considerado como um uso, ou legislação apropriada a certos costumes dos povos passados e que o aperfeiçoamento social fez que desaparecesse pouco a pouco da sociedade.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito




sábado, 21 de maio de 2016

CELIBATO





Está na lei da Natureza ou somente na lei humana, a indissolubilidade absoluta do casamento?

Questão 697de, O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: É uma lei humana muito contaria à da Natureza. Mas os homens podem modificar suas leis; só as da Natureza são imutáveis.

Questão 698O celibato voluntário representa um estado de perfeição meritório aos olhos de Deus?

Resp: Não; e os que assim vivem, por egoísmo, desagradam a Deus e enganam a sociedade.

Questão 699 - Da parte de certas pessoas, o celibato não será um sacrifício que fazem com o fim de se votarem, de modo mais completo, ao serviço da humanidade?

Resp: Isso é muito diferente... o celibato desagradável é aquele que é praticado por egoísmo. Porém, todo sacrifício pessoal é meritório, quando feito para o bem de todos, quanto maior o sacrifício maior o mérito.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito





CASAMENTO





Será contrário à lei da Natureza o casamento, isto é, a união permanente de dois seres?

Questão 695de, O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: É um progresso na marcha da humanidade.

Questão 696Que efeito teria sobre a sociedade humana a abolição do casamento?

Resp: Seria uma regressão à vida dos animais.

O estado de natureza é o da união livre e fortuita dos sexos. O casamento constitui um dos primeiros atos de progresso nas sociedades humanas, porque estabelece a solidariedade fraterna e se observa entre todos os povos, se bem que em condições diversas. A abolição do casamento seria, pois, regredir à infância da humanidade e colocaria o homem abaixo mesmo de certos animais que lhe dão o exemplo de uniões constantes.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito




terça-feira, 17 de maio de 2016

REPRODUÇÃO






São contrários à lei da Natureza as leis e os costumes humanos que têm por fim ou por efeito criar obstáculos à reprodução?

Questão 693 – de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Tudo o que embaraça a Natureza em sua marcha é contrário à lei geral.

A)Entretanto, há espécies de seres vivos, de animais e plantas cuja reprodução indefinida seria nociva a outras espécies e das quais o próprio homem acabaria por ser vítima. Pratica ele ato repreensível impedindo essa reprodução?

Resp: Deus concedeu ao homem sobre todos os seres vivos terrestres um poder de que ele deve usar, sem abusar. Pode, pois, regular a reprodução de acordo com as necessidades. Não deve criar obstáculos sem necessidade. A ação inteligente do homem é um contrapeso que Deus dispôs para restabelecer o equilíbrio entre as forças da Natureza e é ainda isso o que o diferencia dos animais, porque ele obra com conhecimento de causa. Mas, os mesmos animais também concorrem para a sustentação desse equilíbrio, porquanto o instinto de destruição que lhes foi dado faz com que, provendo a própria conservação, impeçam ao crescimento ocupacional excessivo, quiçá perigoso, das espécies animais e vegetais de que se alimentam.

Questão 694 – Que se deve pensar dos usos cujo efeito consiste em obstar à reprodução para satisfação da sensualidade?

Resp: Isso prova a predominância do corpo sobre a alma e quanto o homem é carnal.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito




domingo, 15 de maio de 2016

A NATUREZA EVOLUCIONA PARA A PERFEIÇÃO







Seria contrário à lei da Natureza o aperfeiçoamento das raças animais, e assim também dos vegetais pela Ciência humana? Ou seria mais conforme a essa lei deixar que as coisas seguissem seu curso normal?

Questão 692 – de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Tudo se deve fazer para chegar à perfeição e o próprio homem é um instrumento de que Deus se serve para atingir seus fins. Sendo a perfeição a meta para que tende a Natureza oferecer essa perfeição e corresponder às vistas de Deus.  

A)Mas, geralmente os esforços que o homem emprega para conseguir a melhoria das raças nascem de um sentimento pessoal, e não objetivam senão o acréscimo de seus gozos. Isto não lhe diminui o mérito?

Resp: Que importa seja nulo o seu merecimento, desde que o progresso se realize? Cabe lhe tornar meritório pela intenção o seu trabalho. Demais mediante esse trabalho ele exercita e desenvolve a inteligência, e sob este aspecto é que maior proveito usufrui.
Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito





DESENVOLVIMENTO DAS RAÇAS





Do ponto de vista físico, são de criação especial os corpos da raça atual, ou procedem dos corpos primitivos, mediante reprodução?

Questão 690 – de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: A origem das raças se perdem na noite dos tempos. Mas, como pertencem todas à grande família humana, qualquer que tenha sido o tronco de cada uma, elas puderam aliar-se entre si e produzir tipos novos.

Questão 691 – Qual, do ponto de vista físico, o caráter distintivo e dominante das raças primitivas?

Resp: Desenvolvimento da força bruta à custa da força intelectual. Agora, dá-se o contrário: o homem faz mais pela inteligência do que pela força do corpo. Todavia, faz cem vezes mais, porque soube tirar proveito das forças da Natureza. O que não conseguem os animais irracionais.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito






SUCESSÃO DAS RAÇAS




Há, na atual era, raças humanas que evidentemente diminuem gradativamente. Nessa circunstância virá um tempo em que terão desaparecido da face da Terra?

Questão 688 – de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Assim acontecerá de fato. É que outras lhes terão tomado o espaço, como outras um dia substituirão a vossa.

Questão 689 – Os homens dos tempos atuais foram uma criação nova, ou são descendentes aperfeiçoados dos seres primitivos, que numa era passada habitaram a Terra?

Resp: São os mesmos Espíritos que voltaram no tempo e espaço da evolução nos ciclos da reencarnação para se aperfeiçoar em novos corpos, mas que ainda estão longe da perfeição. Assim, a atual raça humana, que pelo seu desenvolvimento tende a ocupar toda a Terra e a substituir as raças que se extinguem, terá sua fase de decrescimento e de desaparição. Nesse empuxo evolutivo a substituirão outras raças mais aperfeiçoadas, que descenderão da atual, como os homens civilizados de hoje descendem dos seres brutos e selvagens dos tempos primitivos.  

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito





sábado, 14 de maio de 2016

POPULAÇÃO DO GLOBO






É lei da Natureza a reprodução dos seres vivos?

Questão 686 – de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Evidentemente. Sem a reprodução o mundo material pereceria.

Questão 687 – Indo sempre a população na progressão crescente cada vez mais, chegará um tempo em que seja excessiva na Terra?

Resp: Não; Deus a isso provê e mantém sempre o equilíbrio.  A Providência Divina coisa inútil alguma faz. O homem que apenas vê uma aresta do quadro da Natureza, não pode julgar da harmonia do conjunto.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito





REPOUSO NA VELHICE







Tem o homem o direito de repousar na velhice?

Questão 685 – de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec
Os Espíritos esclareceram:

Resp: Sim, que nada é obrigado, senão de acordo com as suas forças.

A)  Mas, que há de fazer o idoso que precisa trabalhar para viver e não pode?

Resp: O forte deve trabalhar em beneficio do fraco. Não tendo este família, a sociedade deve fazer as vezes desta. É a lei da fraternidade.

                                     Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito




terça-feira, 10 de maio de 2016

REPOUSO





Sendo uma necessidade para todo aquele que trabalha, o repouso não seria também uma lei da Natureza?

Questão 682 - de “O Livro dos Espíritos, Allan Kardec”

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Sem dúvida. O repouso serve para reparação das forças do corpo e também necessário para dar um pouco mais de liberdade a inteligência, afim de que se eleve acima da matéria.

Questão 683 – Qual o limite do trabalho?

Resp: O das forças. Em suma a esse respeito Deus deixa inteiramente livre o homem.

Questão 684 – Que se deve pensar dos que abusam de sua autoridade, impondo a seus inferiores excessivo trabalho?

Resp: Isso é uma das piores ações. Todo aquele que tem o poder de mandar é responsável pelo excesso de trabalho que imponha a seus inferiores, porquanto assim fazendo infringi a lei de Deus, consultar questão 273 que fala das consequências de seres civilizados que abusaram do poder social e, que numa geração futura reencarnam no seio de povos selvagens como expiação.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito