sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

SUICÍDIO, AGRAVAMENTO DE SOFRIMENTOS






Pode ser considerado suicida aquele que, a braços com a maior penúria, se deixa morrer de fome?

Questão 947, de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: É um suicídio, mas os que lhe foram causa ou que teriam podido impedi-lo são mais culpados do que ele, a quem a indulgência espera. Todavia, não penseis que seja totalmente absolvido, se lhe faltaram firmeza e perseverança e se não usou de toda a sua inteligência para sair da dificuldade. Aí dele, sobretudo, se o seu desespero nasce do orgulho. Isto é, se for quais aqueles em quem o orgulho anula os recursos da inteligência, que corariam de dever a existência ao trabalho de suas mãos e que preferem morrer de fome a renunciar ao que chamam “posição social”. Não haverá mil vezes mais grandeza e dignidade em lutar contra a adversidade, em afrontar a crítica de um mundo fútil e egoísta, que só tem boa-vontade para com aqueles a quem nada falta e que vos volta as costas assim que precisais dele? Sacrificar a vida à consideração desse mundo é estultícia, porquanto ele a isso nenhum apreço dá.

Questão 948 – É reprovável o suicídio que tem por causa o desespero daquele que procura escapar à vergonha de uma ação nociva?

Resp: O suicídio não apaga a falta. Ao contrário, em vez de uma haverá duas. Quando se teve a coragem de praticar o mal, é preciso ter-se a de lhe sofrer as consequências. Deus que julga pode conforme a causa abrandar os rigores de sua justiça.
Questão 949 – Será desculpável o suicídio que tenha por fim obstar a que a vergonha cai sobre os filhos, ou sobre a família?

Resp: O que assim procede não faz bem. Mas, como pensa que o faz é um efeito que subjuga em sua consciência, pois que é uma expiação que se impõe a si mesmo. Aquele que tira a si mesmo a existência física para fugir à vergonha de uma ação má, prova que dá mais apreço à consideração dos homens do que de Deus, visto que adentra a vida espiritual carregado de suas iniquidades, tendo-se privado dos meios de repará-las durante a vida corporal. Deus, geralmente, é menos inexorável do que os homens. Perdoa aos que sinceramente se arrependem e atende à reparação. O suicida nada repara, apenas agrava suas faltas diante da vida.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário