quarta-feira, 29 de junho de 2016

SENSO MORAL





Poder-se-á ligar o sentimento de crueldade ao instinto de destruição?

Questão 752 de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: É o instinto de destruição no que tem de pior, porquanto se, algumas vezes a destruição constitui uma necessidade, com a crueldade jamais se dá o mesmo, pois resulta sempre de uma índole má.

Questão 753 – Por que razão a crueldade forma o caráter predominante dos povos primitivos?

Resp: Nos povos primitivos a matéria prepondera sobre o espírito. Eles se entregam aos instintos do bruto e, como não experimentam outras necessidades além daquelas da existência do corpo carnal, só da conservação pessoal cogitam e é o que os torna em geral cruéis. Demais os povos de imperfeito desenvolvimento se conservam sob o império de Espíritos também imperfeitos, que lhes são simpáticos até que povos mais adiantados venham enfraquecer essa influência.

Questão 754 – A crueldade não derivará de carência de senso moral?

Resp: Dize: da falta de desenvolvimento do senso moral; não digas da carência, porquanto o senso moral existe como princípio em todos os homens. É esse senso moral que dos seres cruéis fará mais tarde seres bons e humanitários. O senso moral, pois existe no selvagem, assim como o princípio do perfume no gérmen da flor que ainda não desabrochou.

Em estado rudimentar ou latente, todas as faculdades existem no homem. Desenvolvem-se conforme lhes sejam mais ou menos favoráveis as circunstâncias. O desenvolvimento excessivo de umas detém ou neutraliza o das outras. A sobre-excitação dos instintos materiais abafa, por assim dizer, o sendo moral, como o desenvolvimento do senso moral enfraquece pouco a pouco as influencias puramente animais.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E

     Voz do espírito



Nenhum comentário:

Postar um comentário