sexta-feira, 10 de junho de 2016

MORTIFICAÇÕES E PRIVAÇÕES VOLUNTÁRIAS






Visto que os sofrimentos neste mundo de provações nos elevam se o suportarmos devidamente com resignação, dar-se-á por ventura, que também nos elevam os que nós criamos voluntariamente para nós mesmos?

Questão 726 de O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: Os sofrimentos naturais são os únicos que elevam porque vêm de Deus. Os sofrimentos voluntários de nada servem, quando não concorrem para o bem de outrem. Supões que se adiantam no caminho do progresso os que abreviam a vida, mediante rigores sobre-humanos, como fazem os bonzos, os faquires e alguns fanáticos de muitas seitas? Por que de preferência não trabalham pelo bem de seus semelhantes? Vistam o indigente; consolem os que choram; trabalhem  pelos que estão enfermos; sofram privações para alívios dos infelizes, e então suas vidas serão úteis e, portanto, agradáveis a Deus. Sofrer alguém voluntariamente apenas por seu próprio bem é egoísmo; sofrer privações pelo bem dos outros é caridade: tais os preceitos do Cristo.

Questão 727 – Uma vez que não devemos criar sofrimentos voluntários que nenhuma utilidade tenha para outras pessoas, deveremos cuidar de preservar-nos dos que prevejamos, ou nos ameacem?

Resp: Contra os perigos e os sofrimentos é que o instinto de conservação foi dado a todos os seres. Procurai sentir o espírito que há em vós mesmos desenvolvendo os bons sentimentos e não açoiteis o vosso corpo, mortificai o vosso orgulho, sufocai o vosso egoísmo que se assemelha a uma serpente a vos corroer o coração, e fareis muito mais pelo vosso adiantamento do que infringindo-vos rigores que já não são deste século.

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário