sábado, 29 de novembro de 2014

INSTRUÇÃO DOS ESPÍRITOS NA VIDA EXTRAFÍSICA






De que modo se instruem os Espíritos que ainda não alcançaram a perfeição na vida celestial?

Questão 227, O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

“Estudam, desempenham tarefas no mundo espiritual e procuram meios de elevar-se no intelectual e no moral. Veem, observam, analisam o que ocorre nos lugares aonde vão, ouvem os discursos dos homens doutos e os conselhos dos Espíritos superiores, e tudo que lhes incute ideias sadias que antes não percebiam”.

Voz
Q
Clama

Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E







quinta-feira, 27 de novembro de 2014

VIDA ESPIRITUAL






Que é a alma no intervalo das encarnações?

Questão 224, O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

“Espírito imortal que aspira a felicidade suprema”.

A)  Qual o tempo que pode durar esses intervalos das encarnações?

“Desde algumas horas até vários séculos. E se o Espírito não cumpriu as etapas da programação existencial na sua encarnação, não há extremo limite para a prolongação do seu tempo no plano espiritual, que pode demorar, mas que nunca é perpétuo. Cedo ou tarde, o Espírito terá que volver a uma nova existência apropriada a fim de purificar-se das máculas de suas preexistências.”
  
B)  Essa duração depende da vontade do Espírito, ou pode ser imposta como correção?

“É uma consequência do livre-arbítrio. Os Espíritos sabem perfeitamente o que fazem. Mas, também para alguns constitui um corretivo de Deus que lhes inflige. Outros pedem que ela se prolongue afim de continuarem aprendizados que só na condição  de Espírito livre pode efetuar-se com proveito.”

Voz
Q
Clama

Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E







segunda-feira, 24 de novembro de 2014

INTERVALO DA REENCARNAÇÃO




A alma reencarna logo depois do falecimento orgânico de sua última encarnação  ?

Questão 223, O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Algumas vezes reencarna imediatamente, porém de ordinário somente o faz depois de intervalos mais ou menos longos na vida espiritual. Nos mundos superiores, a reencarnação é quase sempre imediata. Sendo nesses planos menos grosseira a matéria corporal, o Espírito, quando encarnado nesses mundos, goza quase que de todas as suas faculdades de Espírito.


Voz
Q
Clama

Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E






domingo, 23 de novembro de 2014

CONSIDERAÇÕES SOBRE A REENCARNAÇÃO




Não é novo, dizem alguns, o dogma da reencarnação; ressuscitaram-no da doutrina de Pitágoras. Nunca afirmamos ser de invenção moderna a Doutrina Espírita. Constituindo uma lei da Natureza, o Espiritismo há de ter existido desde a origem dos tempos e sempre nos esforçamos por demonstrar que dele se descobrem sinais na antiguidade mais remota. Contudo, entre a metempsicose dos antigos e a moderna doutrina da reencarnação, há, como também se sabe, profunda diferença, assinalada pelo fato de os Espíritos rejeitarem, de maneira absoluta, a transmigração da alma do homem para os animais e reciprocamente.

A Reencarnação é de acordo as leis progressivas da Natureza, e labora mais de conformidade com a sabedoria do Criador. Demais, o princípio da reencarnação ressalta de muitas passagens das Escrituras, achando-se especialmente formulado, de modo explicito, no Evangelho do Cristo, vide Mateus capítulo 17. 10-13; onde Jesus confirma o retorno do profeta Elias na personalidade de João Batista; e, Mateus 11. 7-14 no qual Jesus dá um testemunho da reencarnação de Elias em João Batista;  e, também em Lucas 1. 13-17 onde o anjo Gabriel anuncia o nascimento de João Batista, que desempenharia uma missão preparatória para a passagem do Cristo, na existência terrestre; e, que, João era a volta de Elias, conforme profecia  de Malaquias 4. 5 - Bíblia sagrada.

Comentário questão 222, O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Voz
Q
Clama

Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E







sexta-feira, 14 de novembro de 2014

INTUIÇÃO DA ESPIRITUALIDADE




Dever-se-á atribuir a uma lembrança retrospectiva o sentimento instintivo que o homem, mesmo quando selvagem, possui da existência de Deus e o pressentimento da vida futura?

Questão 221, O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

“É uma lembrança que ele conserva do que sabia como Espírito antes de encarnar na Terra. Mas, o orgulho gradualmente sufoca esse sentimento.”

A) Serão devidas a essa mesma lembrança certas crenças relativas à Doutrina Espírita, que se observam em todos os povos?

“Este princípio é tão antigo quanto o mundo; tal o motivo porque em toda parte a encontramos, o que constitui prova de que é verdadeira. Conservando a intuição do seu estado de Espírito, o espírito encarnado tem, instintivamente, consciência do mundo espiritual, mas os preconceitos bastas vezes falseiam essa ideia e a ignorância lhe mistura a superstição.”

Voz
Q
Clama

Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E





terça-feira, 11 de novembro de 2014

INTUIÇÃO DE CONHECIMENTOS DE VIDAS PASSADAS







Qual a origem das faculdades extraordinárias dos indivíduos que, sem estudo prévio, parecem ter a intuição de certos conhecimentos, o das línguas, do cálculo, da música, das artes?

Questão 219, O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

“Lembrança do passado; progresso anterior da alma, mas de que ela não tem consciência. Donde queres que venham tais conhecimentos? O corpo muda; o Espírito, porém, não muda; embora troque de roupagem.”


220) Pode o Espírito, mudando de corpo, perder algumas faculdades intelectuais, deixar de ter por exemplo, o gosto das artes?

“Sim; desde que maculou a sua inteligência ou a utilizou mal. Depois, uma faculdade qualquer pode permanecer adormecida durante uma existência, por querer o Espírito exercitar outra, que nenhuma relação tem com aquela da vida passada. Esta então fica em estado latente para reaparecer mais tarde.”

Voz
Q
Clama

Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E







sábado, 8 de novembro de 2014

IDÉIAS INATAS




Entretanto, conserva o Espírito algum vestígio das percepções que teve e dos conhecimentos que adquiriu nas existências anteriores?

Questão 218, O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

“Guarda vaga lembrança que lhe dá o que se chama ideias inatas”

 a)  Não é, então, quimérica a teoria das ideias inatas?

“Não, os conhecimentos adquiridos em cada existência não mais se perdem. Liberto da matéria, o Espírito os tem presentes na consciência espiritual. Durante a encarnação, esquece-os em parte, momentaneamente; porem, a intuição que deles conserva lhe auxilia o progresso. Se não fosse assim, teria que reiniciar constantemente. Em cada nova existência, o ponto de partida, para o Espírito é o em que na existência precedente ele ficou.”

 b) Grande conexão deve haver entre duas existências consecutivas?

Nem Sempre tão grande quanto talvez o suponhas, dado que bem diferentes são, muitas vezes as posições do Espírito nas duas existências, e que no intervalo de uma a outra, pode ele ter progredido intelectualmente e moralmente”

Voz
Q
Clama

Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E









quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ENCARNAÇÕES PROGRESSIVAS




E do caráter físico de suas existências passadas conserva o Espírito algum traço nas suas existências posteriores?

Questão 217, O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

“O novo corpo que ele toma nenhuma relação tem com o que foi anteriormente extinto. Entretanto, o Espírito se reflete no corpo. Sem dúvida que o corpo carnal é unicamente matéria, porem, nada obstante, se modela pelas capacidades do Espirito, que lhe imprime certo cunho, sobretudo ao rosto, pelo que é verdadeiro dizer-se que “olhos são o espelho da alma”, isto é, que o semblante sereno da pessoa lhe reflete de modo particular a alma”.

Voz
Q
Clama

Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E






domingo, 2 de novembro de 2014

NAS DIVERSAS ENCARNAÇÕES




Em suas novas existências conservará o Espírito traços do caráter moral de suas existências anteriores?

Questão 216, O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

“Isso pode dar-se. Mas, melhorando-se, ele muda, pode também acontecer que a sua posição social venha a ser outra. Se de senhor passa a escravo, inteiramente diversos serão os seus gostos e dificilmente o reconhecereis. Sendo o Espírito sempre o mesmo nas diversas encarnações, podem existir certas analogias entre as suas manifestações, se bem que modificadas pelos hábitos da posição que ocupe, até que um aperfeiçoamento notável lhe haja mudado completamente o caráter, porquanto, de orgulhoso e mau, pode tornar-se humilde e bondoso, se se arrependeu”.

Voz
Q
Clama

Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E